SEJA UM RADIOAMADOR
COER: Para executar o Serviço de Radioamador se faz necessário que o interessado seja titular de Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER. O Regulamento do Serviço de Radioamador, aprovado pela Resolução da ANATEL n.° 449, de 17/11/2006, estabelece, em seu art. 33, que o COER será concedido aos aprovados em testes de avaliação, segundo as seguintes classes:
I.Classe "C": Aos aprovados nos testes de Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações;
II.Classe "B": Aos radioamadores classe “C”, menores de 18 anos, decorridos dois anos da data de expedição do COER classe “C”, desde que aprovados nos testes de Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse;
Aos radioamadores classe “C”, maiores de 18 anos, desde que aprovados nos testes de Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse;
Aos maiores de 18 anos, sem COER, que desejam ingressar diretamente na classe “B”, desde que aprovados nos testes de Técnica e Ética Operacional, Legislação de Telecomunicações, Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse.
III. Classe "A": Acesso restrito aos radioamadores classe "B", decorrido um ano da data de expedição do COER classe “B”, e aprovados no teste de Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade.
Inscrições: O candidato aos testes de avaliação deverá se inscrever diretamente no endereço eletrônico da Anatel.
É necessário ter cadastro e senha no site da mesma. Caso não tenha, acesse o site no endereço abaixo e clique em Ainda não sou cadastrado.
Para acessar o site da ANATEL clique aqui
ANATEL em Santa Catarina
Endereço: Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450 Florianópolis/SC
Telefone: (0XX48) 3212-7000
Fax: (0XX48) 3212-7007
O prazo limite para inscrição na ANATEL, normalmente, é de quatro dias antes da realização do teste pois as provas já virão com o nome do candidato impresso. Quem não tiver inscrito até esta data, não terá prova impressa e não poderá fazer o teste.
Documentos: Para inscrever-se é necessário informar o nº da identidade, CPF, endereço completo, telefone para contato e classe que pretende fazer o teste. (C, B ou A).
Menor de idade: O candidato com idade inferior a 18 anos não pode inscrever-se via site. É necessário dirigir-se ao escritório da ANATEL de seu Estado com cópia autenticada em cartório da identidade e CPF do menor e do responsável pelo mesmo, além de endereço completo, telefone para contato. Normalmente pode ser feito via correio. Recomendamos entrar em contato com a ANATEL para obter o procedimento.
Clique aqui para obter os endereços Se a página não abrir diretamente nos endereços clique na aba Conheça a ANATEL à direita da página. Depois acesse o menu Sobre a ANATEL e sub-menu Endereços da ANATEL
Pagamento: A ANATEL não cobra para fazer o teste. Porém mantém convênio com a LABRE para a realização dos mesmos havendo uma taxa que deve ser recolhida à mesma. Entre em contato com a LABRE de seu Estado para esclarecimentos.
Em Santa Catarina, o custo da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais), com depósito para a LABRE na conta:
BESC, Agência 001, conta corrente 202.533-0 LABRE-SC
Atenção: Para evitar transtornos recomendamos fazer a inscrição e efetuar o depósito com bastante antecedência.
Testes de avaliação: Os testes que habilitarão o candidato a obter o Certificado de Operador de Estação de Radioamador, constituir-se-ão das seguintes matérias e respectivos índices de acertos para aprovação, dependendo da classe:
a) Técnica e Ética Operacional – 70%;
b) Legislação de Telecomunicações – 70%;
c) Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade – 50%;
d) Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade – 70%;
e) Código Morse:
- Recepção Auditiva – 87 caracteres;
- Transmissão Manual - 87 caracteres.
- Só será considerado aprovado no exame de código Morse o candidato que tiver conseguido acertar, no mínimo, oitenta e sete caracteres em cada uma das provas, ficando reprovado quem não atingir estes valores quer em transmissão, quer em recepção.
- Os testes de Recepção Auditiva e Transmissão de Sinais em Código Morse serão constituídos de textos – em linguagem clara, com 125 (cento e vinte e cinco) caracteres (letras, sinais e algarismos), cada um deles, transmitidos em cinco minutos e recebidos em igual período.
a) Técnica e Ética Operacional: 20 questões– 60 minutos;
b) Legislação: 20 questões – 60 minutos; c) Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade: 20 questões – 60 minutos;
d) Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade: 20 questões – 60 minutos;
e) Código Morse para candidatos à classe “B”:
- Recepção Auditiva – texto com 125 caracteres – 5 minutos;
- Transmissão Manual – texto com 125 caracteres – 5 minutos.
Para realizar a prova: No dia da prova o candidato deverá apresentar comprovante de depósito, documento de identidade, CPF, autorização do responsável legal, se menor de dezoito anos.
A ANATEL não aceita inscrições de candidatos que:
a) não preencham os requisitos estabelecidos para a classe pretendida;
b) estejam incluídos no Sistema de Impedimentos – SISCOI;
c) estejam em débito com o FISTEL;
d) estejam em situação de irregularidade junto à Receita Federal.
Os ingressos ao local onde serão aplicados os testes dependerão da comprovação da identidade do candidato em confronto com a respectiva inscrição.
O candidato menor de 18 anos que não possuir cédula de identificação poderá apresentar Certidão de Nascimento ou qualquer documento que o identifique.
No local de aplicação dos testes será permitido acesso, além dos candidatos, apenas das pessoas designadas para sua aplicação.
O candidato que tiver comportamento inconveniente durante a aplicação dos testes será impedido de concluí-los e considerado reprovado.
Na avaliação dos testes, além das questões não respondidas ou respondidas incorretamente, serão consideradas erradas as questões:
a) assinaladas a lápis;
b) assinaladas em duplicidade;
c) que apresentarem qualquer tipo de rasura.
Como estudar: O Clube de Radioamadores de Rio do Sul, compilou diversas apostilas com o objetivo único de oferecer material didático de apoio aos aficcionados à pratica do radioamadorismo, sem fins lucrativos ou com qualquer conotação comercial.
Acesse nossa seção de Downloads para obter as apostilas
Nelas, além do conteúdo para estudos, está a lista dos assuntos que a ANATEL irá utilizar para formular as questões dos testes.
Incluímos também um questionário para você avaliar a sua evolução. Estão disponíveis uma apostila de Ética e Técnica Operacional, uma de Legislação e seis de Eletrônica e Eletricidade, sendo cinco com conteúdo para estudos e uma para o questionário.
Lembramos que o conteúdo visa exclusivamente a utilização para aprimoramento pessoal do interessado não sendo permitida a reprodução para comercialização.
Depois que você já estudou bastante recomendamos entrar no Simulado aqui em nosso site, para conferir seus conhecimentos.
Selecione a opção em que pretende testar seus conhecimentos e depois clique em Selecionar. O sistema irá gerar um questionário com 20 perguntas. Na tela será apresentada uma questão por vez com cinco opções de resposta. Você deve selecionar apenas uma opção em cada pergunta clicando no quadradinho à esquerda e depois clicar em confirmar.
À medida que as perguntas forem sendo respondidas o sistema vai mostrando seu progresso em duas barras. A verde mostra o percentual de acertos e a vermelha o de erros.
Ao final será apresentada a revisão com as respostas corretas em cada pergunta e informações adicionais sobre o tema da questão.

Bons Estudos
Equipe CRARSUL

© 2010 Gilmar Sofiati PP5GAS